Ideias de jogos para praticar idiomas
top of page
Search

Ideias de jogos para praticar idiomas

(in English soon)

Veja algumas ideias de brincadeiras que vão te ajudar a praticar o idioma que está aprendendo. Na maioria delas, precisará de pelo menos dois jogares, mas são brincadeiras super simples.


  • Mímica Faça um gesto que represente uma palavra chave, objeto ou ação e o parceiro ou parceira precisa adivinhar o que você está tentando demonstrar


  • Desenho Desenhe algo, seu parceiro / sua parceira precisa adivinhar em tempo limitado

  • Traga o objeto Descreva um objeto, seu parceiro / sua parceira precisa encontrar o objeto que você está descrevendo em tempo limitado, trazer o objeto para você e dizer o nome deste objeto. Vocês podem dar mais pontos se ele/ela trouxer o objeto e conseguir nomeá-lo e menos pontos se apenas conseguir nomear ou trazer o objeto.

  • Rotular Selecione alguns objetos, coloque o nome deles em pedacinhos de papel aleatoriamente e desafie seu parceiro / sua parceira a rotular cada objeto.

  • Seu mestre mandou Dê comandos para seu parceiro seguir. Podem ser ações, pode ser pedir para ele/ela encontrar um devido objeto, apontar para algo que estão vendo, entre outras variações

  • Corrente de Palavras Diga uma palavra com a última letra da palavra que seu parceiro disse anteriormente

  • Jogo das letras Escreva várias letras em cartas separadas (ou encontre um jogo de carta com letras), selecione pelo menos 6 cartas e veja quantas palavras você e seu parceiro / sua parceira conseguem formar com aquelas letras. Para ficar mais desafiador, pode limitar o tempo ou modificar as regras a gosto.


  • Quem sou eu? (como visto no Cadê a Chave) Pense no nome de uma pessoa famosa ou personagem, liste 5 informações relevantes sobre essa pessoa. Seu parceiro / sua parceira escolhe um número de 1 a 5 e você lê a informação descrita naquele número. Se seu parceiro / sua parceira ainda não souber quem é o famoso ou personagem, ele/ela escolhe outro número. A cada dica que você der para seu parceiro / sua parceira, menos pontos ele/ela faz. Os personagens podem ser da vida real ou fictícios.

  • Do que se trata? Escolha uma categoria e faça uma lista com 5 palavras. Seu parceiro precisa descobrir a que categoria as palavras fazem parte.

  • Variação do Adedonha ou Stop Nesta variação do jogo Stop, como conhecemos no Brasil, você pode fazer cartas com as letras do alfabeto e várias cartas com categorias que variam de nomes próprios a cidades, alimentos, entre outros. A ideia é escolher as cartas aleatoriamente e tentar dizer uma palavra com aquela letra dentro da categoria que selecionou. Desta forma, você consegue praticar até sozinho, mas com um colega é muito mais divertido.


Você tem mais sugestões de atividades, jogos ou brincadeiras para praticar um idioma? Deixe sua sugestão nos comentários

34 views

Thanks for subscribing!

Comments
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page